O Pi puí possui o nome científico de Synallaxis cinerascens e pertence a família Furnariidae. Em inglês é conhecido como Grey-bellied Spinetail e pode encontrada em maior incidência na América do Sul. Essa ave pertence ao gênero Synallaxis, do qual fazem parte 33 espécies e o seu estado de conservação é pouco preocupante. Também é conhecido no Brasil como bentererê-de-peito-cinza, joão-teneném-da-mata e pi-pui.
Distribuição do pi puí
Esse pássaro ocorre em países da América do Sul como Brasil (especialmente nas regiões sul, sudeste e em parte do Mato Grosso do Sul), norte do Uruguai e leste do Paraguai e também ocorre no nordeste da Argentina. Costuma viver em florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e também em matas secas, nos estratos mais baixos, a até 1.700 metros de altitude.
Características físicas do pi puí
Mede aproximadamente 15 centímetros e, ao contrário dos outros da sua espécie, ele não possui a coroa castanho avermelhada e nem a sua cauda é dessa mesma cor, sendo que ela é ferrugínea do mesmo modo que as suas asas. Outra característica que o difere dos demais é a sua garganta preta e branca. Assim como os outros pássaros desse gênero, ele é reservado e pode ser identificado por conta do seu canto, onde ele vocaliza um trissilábico “ruiti-bu-beiti” ou mesmo um dissilábico “uit-biti”.
Alimentação do pi puí
Alimenta-se principalmente de pequenos artrópodes, sendo que esse pássaro forrageia normalmente em pares e em locais com vegetação baixa e emaranhada. Ele coleta alimentos do solo e também da folhagem.
Reprodução do pi puí
Essa ave é presumidamente monogâmica e costuma fazer seu ninho com diversos materiais, numa espécie de amontoado grande. Infelizmente essas são as únicas informações que se tem nota quanto a reprodução da espécie, até o presente momento não foram encontradas informações sobre locais onde costumam nidificar, período de reprodução, quantos ovos essa ave põe por postura, tempo de incubação e sobre os cuidados com os filhotes, uma vez que encontrar essa ave é uma tarefa difícil.