O mergulhão-de-orelha-branca possui o nome científico de Rollandia rolland e pertence a família Podicipedidae. Em inglês é conhecido como White-tufted Grebe. Esta ave também é conhecida como mergulhão-de-cara-branca. Pode ser encontrado do Peru ao Uruguai, Argentina, Chile e também o sul do Brasil. O seu estado de conservação é pouco preocupante.
Distribuição do Mergulhão-de-orelha-branca
Habita do Peru ao Uruguai, Argentina, Chile e também o sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pantanal). Espécie comum na Argentina.
Características físicas do Mergulhão-de-orelha-branca
Mede de 24 a 36 centímetros de comprimento e pesa 225 a 260 gramas. Ave preta com as partes inferiores e as laterais do corpo castanhas. Inconfundível pelo desenho branco berrante dos lados da cabeça. Espelho branco, aparecendo durante o vôo. Olhos vermelhos. Durante o descanso reprodutivo a ave apresenta coloração predominantemente castanha.
Alimentação do Mergulhão-de-orelha-branca
Alimenta-se de plantas aquáticas, pequenos peixes e invertebrados.
Reprodução do Mergulhão-de-orelha-branca
Consta que nidifica na Patagônia entre setembro e dezembro, chocando 4 a 6 ovos
Hábitos
Mergulhão meridional, vive em lagos, lagoas justamarítimas e estuários, às vezes nadando na orla marítima. Entre abril e maio migra até o sudeste de São Paulo e o Pantanal de Mato Grosso. Encontrado aos pares ou em bandos.