O acrobata é uma ave passeriforme, possui o nome científico de Acrobatornis fonsecai e é uma ave da família Furnariidae. Em inglês é conhecida como Pink-legged Graveteiro.

acrobata
Distribuição do Acrobata
Encontrado exclusivamente no Brasil, em uma pequena região no sul da Bahia, entre os rios Jequitinhonha e das Contas e em um pequeno trecho em Minas Gerais.
Características físicas do Acrobata
Mede cerca de 13 cm. de comprimento. O corpo é todo cinzento sendo cinza-claro na região inferior e cinza-escuro nas asas, cauda e no topo da cabeça. As pernas e a maxila são rosadas. Os jovens são marrons onde os adultos são cinzentos.
Alimentação do Acrobata
Para capturar os insetos que constituem seu alimento, o acrobata se dependura de cabeça para baixo nas folhagens e anda nesta posição nos galhos da copa e ao longo dos troncos, executando escaladas negativas que lhe valeram o nome popular.
Reprodução do Acrobata
Faz ninho de gravetos na copa de árvores altas.
Hábitos do Acrobata
Habita a copa das florestas remanescentes da região em cujo sombreamento é feito o plantio de cacau. Forrageia, principalmente, em leguminosas. Trata-se de uma espécie descrita apenas em 1996, a qual encontra-se bastante ameaçada de tornar-se extinta em breve, caso as plantações de cacau – que vêm sendo afetadas pela doença “vassoura de bruxa”, causada por um fungo (Moniliophtora perniciosa) que inviabiliza a produção deste fruto – continuem a ser erradicadas, dando lugar a pastagens. Uma solução voltada para a conservação da espécie seria a substituição dos pés de cacau atuais por outros de variedades resistentes à doença, de modo a manter ao mesmo tempo a produção e os hábitats desta e de tantas outras espécies florestais da região.
Fonte: www.wikiaves.com.br/wiki/acrobata