A pomba do méxico possui o nome científico de Patagioenas flavirostris e é uma ave da família Columbidae. Em inglês é chamada de Red-billed pigeon e é uma grande espécie de pomba tropical.
Distribuição da pomba do méxico
Esse pássaro é encontrado nos Estados Unidos, mas somente no sul do Texas e durante o verão. Por outro lado, ela é bem comum no México, na Guatemala e em parte da América Central. Ocorrendo em áreas como bosques secos com árvores de altura média, tais como ébano, acácia-amarela, mesquite, dentre outras.
Características físicas da pomba do méxico
Esta pomba mede cerca de 35 centímetros e pesa por volta de 300 gramas. A cor de sua plumagem é predominantemente num tom vinho-púrpura, mas na parte de trás a cor vai escurecendo. O queixo e a parte superior da sua garganta são vermelhos, meio esbranquiçado. A cauda é na cor cinza, seus olhos e pernas são vermelhos e seu bico é branco com a base vermelha.
Alimentação da pomba do méxico
Costuma subir em árvores para forragear em busca de alimento como bagas ou nozes que geralmente encontra nos galhos. Ela também procura por sementes no chão e por frutos silvestres como visco, figo silvestre, entre outros. Também faz parte da sua dieta as bolotas e brotos de árvores. Ela se alimenta geralmente em pares ou também em bandos.
Reprodução da pomba do méxico
Em alguns locais como o Texas costuma nidificar em locais a cerca de 80 metros do chão, em florestas de várzea. O ninho é construído em plataformas horizontais simples, sendo que geralmente é bem frágil, feito com galhos finos, e mede cerca de 20 centímetros de diâmetro. A fêmea costuma pôr de 1 a 2 ovos por postura. A incubação é feita por ambos os pais, no entanto o tempo para a eclosão é desconhecido. Quando presentem perigo eles criam uma distração para tentar desviar a atenção do ninho, geralmente eles caem do ninho e ficam no chão tremendo a fim de enganar o predador.