A pomba-de-coroa-branca possui o nome científico de Patagioenas leucocephala e é uma ave da família columbidae. Também é chamado de pomba-de-topete-branco e em inglês se chama white-crowned pigeon. Com a agricultura e o desmatamento desenfreado os locais aonde essa ave costuma buscar alimento encontra-se cada vez mais reduzido, por conta disso ela encontra-se ameaçada de extinção. A caça predatória também tem grande impacto.
Distribuição da pomba-de-coroa-branca
Essa espécie de pombo costuma habitar as ilhas do norte e do centro do Caribe. Ela ocorre principalmente na Jamaica, Bahamas, Cuba e Antígua. Também podem ser encontradas em algumas áreas do norte e do centro do continente americano.
Características físicas da pomba-de-coroa-branca
Ele é inconfundível por causa do seu topete branco, que também é chamado de coroa branca. Medindo cerca de 30 centímetros e pesando em média 180 gramas, esse pombo pesa menos que o pombo-comum, pois é menos volumoso, mas tem quase o mesmo tamanho que ele. Sua cauda é longa e com as asas abertas ele pode chegar a medir quase 50 centímetros.
Quanto a plumagem dessa ave, ela é predominantemente cinza-escuro e possui umas listras meio esverdeadas e esbranquiçadas na nuca. Seu bico possui um começo avermelhado e na ponta ele é bege. Sua íris é branca. Já os filhotes dessa ave possuem a plumagem num cinza mais claro e não possuem o padrão verde e branco na nuca. E a sua coroa apresenta apenas algumas poucas penas brancas.
Essa ave é bastante ágil para o seu tamanho, podendo, inclusive, se pendurar de cabeça para baixo em árvores a fim de alcançar frutos e bagas. Quando se sente ameaçada ela costuma abandonar o seu ninho e em alguns casos não retorna.
Alimentação da pomba-de-coroa-branca
Essa ave costuma alimentar-se principalmente de frutos e de bagas de uma grande variedade de árvores. Mas ela também incluir em sua dieta alguns insetos como vespas e moscas e sementes. Ela costuma buscar seu alimento forrageando em árvores e raramente é encontrada buscando alimento no chão.
Reprodução da pomba-de-coroa-branca
Esse pássaro nidifica em árvores utilizando materiais como galhos e folhas para fazer o seu ninho. A fêmea costuma pôr entre 1 a 2 ovos por postura. A incubação é feita pelo macho e pela fêmea, sendo que o macho costuma fazê-la durante o dia e a fêmea durante a noite. Os filhotes são alimentados por ambos os pais até que estejam prontos para viverem por conta própria.
Não vá embora sem deixar um comentário!
Fonte: casadospassaros.net/pomba-de-coroa-branca