A ganga-castanha possui o nome científico de Pterocles exustus e é uma ave da família pteroclidae. Em inglês ela é conhecida como Chestnut-bellied Sandgrouse. São pássaros que preferem viver no solo e em locais com poucas árvores.

Ganga-castanha
Distribuição da ganga-castanha
Essa ave é encontrada em áreas densas e áridas, se adaptando bem ao clima quente desses locais, mas ainda são totalmente dependentes de água. Ela é encontrada na África, mas algumas espécie foram capturas e introduzidas nos Estados Unidos, especialmente nos estados de Nevada e também no Havaí.
Esses pássaros são, atualmente, bastante comuns nas ilhas havaianas. É visto também próximos de Waikoloa e em Waimea, localizados no Condado de Havaí. Essa ave pode fazer migrações diurnas em busca de água e conseguem voar contra ventos fortes, sendo geralmente encontrado em bandos.
Características físicas da ganga-castanha
Ela mede entre 31 a 33 centímetros e a fêmea pesa por volta de 140 a 240 gramas, enquanto o macho pesa entre 170 a 290 gramas. Uma das suas principais características é o seu corpo grande e redondo. Possuem uma cauda pontuda e sua plumagem (dos machos) é castanho-avermelhada, com uma listra fina e branca no peito e a barriga na cor castanha. Enquanto que a plumagem das fêmeas é castanho-avermelhada e com listras pretas nas costas, com seu pescoço manchado.
Alimentação da ganga-castanha
Todas as aves dessa espécie se mostraram totalmente vegetarianas em toda a sua vida, sendo que sua alimentação é composta principalmente de sementes e gramíneas (com menos frequência) e de ervas daninhas também, segundo foi relatado em estudos feitos no seu habitat natural.
Reprodução da ganga-castanha
O ninho dessa ave é feito no solo, sendo composto apenas de gravetos no chão. Essa ave pode ter até três ninhadas por ano, sendo que a fêmea põe em média 3 ovos por postura. Tanto o macho quanto a fêmea realizam a incubação. Não existem dados precisos sobre o tempo que demora para os filhotes nascerem. Os recém nascidos, logo após a eclosão, já conseguem se alimentar sozinhos, porém, como ainda não sabem voar direito, dependem dos pais para trazer-lhes água. Os adultos podem absorver a água com suas penas e transportá-la até o ninho para os seus filhotes.
Não vá embora sem deixar um comentário!
Fonte: casadospassaros.net/ganga-castanha