A quantidade de Papa a ser fornecida em cada refeição dos filhotes de pássaros, vai variar bastante de um filhote para outro, mesmo sendo da mesma espécie. Forneça uma quantidade suficiente para encher o papo, porém ele não pode ficar túrgido (cheio) demais.

Filhotes de pássaros
Antes de cada alimentação é importante que o filhote consiga digerir todo o conteúdo do papo, para evitar que o alimento estagnado azede, causando fungos. O tempo que a ave leva para digerir o alimento no papo identifica a hora em que pode ser oferecida a próxima refeição. Neste momento o papo vai ficar vazio e o filhote irá solicitar o alimento vocalizando.
Normalmente, na primeira semana de vida deve-se oferecer entre 6 a 8 refeições por dia (na maior diluição), diminuindo gradualmente (à medida que vai se engrossando a consistência da Papa) a quantidade de vezes que o alimento é oferecido até chegar a 3 refeições ao 40° dia de vida dependendo da espécie.
A Papa pode ser oferecida com o auxilio de uma seringa, sonda e colher, como preferir. A mistura da Papa deve ser feita a cada refeição, com água morna. Caso hajam sobras, estas não pode ser guardada para próxima refeição.