Ameaçada de extinção ***
A araponga é uma ave passeriforme da família Cotingidae.
Também chamada de guiraponga, uiraponga, ferreiro e ferrador. Araponga é nome indígena e vem de ara (ave) e ponga (soar).
ESPÉCIE VULNERÁVEL (FAUNA AMEAÇADA)
Nome Científico
Seu nome científico significa: do (grego) prokinas = personagem da mitologia grega que se transformou em andorinha; e do (latim) nudus, nudis = nu, sem penas; e collis = pescoço. ⇒ Ave que possui o pescoço sem penas, nu.
Características
Possui a cabeça achatada, boca alargada e ampla, o bico é curto. Os machos adultos são inteiramente brancos, exceto os lados da cabeça e garganta, que são nus, de cor verde-jade onde se implantam raras cerdas pretas; bico preto e pés pardos, tamanho médio de 27 centímetros. A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva, com a cabeça cinza e a parte inferior amarela com estrias amarelo-esverdeadas e cinzentas; a garganta é cinzenta onde entremeiam-se estrias negras; possui tamanho menor do que o macho. Crisso amarelo. O imaturo é semelhante à fêmea, com cabeça e garganta negras; substitui as penas verdes sucessivamente por cinzento-esverdeadas e brancas, as últimas em partes vermiculadas de cinzento; o macho torna-se totalmente branco com 3 anos de idade (Sick 1997).
araponga macho
araponga machoaraponga fêmea
araponga fêmeaaraponga jovem
araponga jovem
Subespécies
Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
Alimentação
Alimenta-se de frutas, bagas suculentas e insetos.
araponga se alimentando
araponga se alimentando
Reprodução
O macho elege certos galhos de árvores, que são usados por muitos anos, para sua cerimônia de canto atraindo várias fêmeas. Os machos de outras espécies, como o pavó (Pyroderus scutatus), por exemplo, se associam para cantar juntos, formando uma verdadeira arena. Sua reprodução ocorre no final do ano. O ninho é como uma tigela rasa, lembrando o de pombos silvestres. O dimorfismo sexual ocorre a partir dos 2 anos de idade. Todo cuidado parental fica por conta da fêmea, pois é ela quem constrói o ninho e se incumbe da criação dos filhotes. A postura é de cerca de 2 ovos, o período de incubação de 23 dias e os filhotes saem do ninho com 27 dias de idade.