A criação de filhotes de Beija-flor em cativeiro é complicada, necessita de muita dedicação. O maior desafio está na frequência alimentar das aves, esta espécie chega a consumir em néctar 30 vezes o peso do seu corpo por dia. O requerimento energético destes animais é grande e deve ser suprido em pequenas doses durante todo o dia.

Beija-Flor
Para alimentar filhotes de Beija-Flor indico o uso exclusivo de Beija-Flor Néctar. Os filhotes devem ser alimentados com um conta-gotas, no mínimo 5 vezes por hora, durante o dia, à noite o metabolismo do animal baixa significativamente não necessitando de alimento. A quantidade a ser fornecida de alimento varia conforme o apetite do filhote.
Disponibilize além da alimentação manual o bebedouro com o Beija-Flor Néctar, pois logo o pequeno irá aprender que deve utilizá-lo para alimentação. Quando o filhote tiver aproximadamente 1 mês e se alimentando sozinho, pode soltá-lo (sempre deixando o bebedouro à vista da ave).
Outro cuidado importante, é que os filhotes devem ser mantidos aquecidos no ninho. São animais de alto metabolismo, portanto não devem ser mantidos em gaiolas.